7 dicas para uma boa escovação de dentes dos bebês
Os primeiros dentes apontaram na boca do bebê? Já é hora de começar a escová-los. Quanto mais tarde essa tarefa for introduzida na rotina do pequeno, maiores as chances de ele se incomodar. Siga nossas dicas para evitar que o momento da escovação seja difícil tanto para a criança como para o adulto. Mas lembre-se: cada um reage de um jeito, descubra o que mais funciona para seu bebê.
- Use duas escovas, uma para você e outra para ele.
- Respeite as orientações do odontopediatra para escolher a pasta de dente apropriada.
- Escove os dentes na frente de seu bebê – o exemplo é mais eficiente do que muitas palavras.
- Deixe o pequeno escovar sozinho e depois diga que vai apenas ‘dar um brilho’ para finalizar a limpeza.
- Na maioria das vezes, as crianças novas ficam de boca aberta por menos de três segundos. Portanto escove por partes, alternando as áreas e lados da boca. Comece com a escova nos dentes do fundo. Depois que ele fechar a boca e tornar a abri-la, faça o movimento de vaivém.
- Há bebês com mais sensibilidade na boca. Faça massagens intrabucais com seu dedo quando ele estiver tranquilo, no colo. Assim ele se acostuma ao toque, o que facilita também a aceitação da escova.
- Aborde o assunto da escovação com frequência. Deixe uma escova de dentes na caixa de brinquedos. Durante a diversão simule a higiene bucal nos bichos e bonecos. Naturalmente ele vai voltar a atenção para aquilo, de maneira lúdica e leve.
Deixe seu comentário